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4 tipos de posts que geram bastante engajamento no instagram
Quem utiliza o Instagram como ferramenta de marketing médico já deve estar cansado de saber que vivemos em uma busca eterna pelo engajamento perfeito.
Ele existe? Onde vive? Do que se alimenta?
Já entendemos que engajamento gera engajamento. E quanto mais incentivarmos a interação do público com o nosso conteúdo, melhores resultados podemos extrair de toda comunicação.
Por isso, separamos 4 tipos de publicações que comprovadamente têm o poder de melhorar a experiência do seu público em relação ao seu perfil e, de quebra, instigar o tão enaltecido engajamento.
1. Mostre os bastidores da sua clínica
O que acontece no dia a dia no consultório? Quem são os profissionais que atuam dentro da clínica? Compartilhe uma história. Algum acontecimento marcante.
Apresente a cultura da empresa através de publicações. No entanto, mostrar os bastidores deve ser condizente com a essência da sua clínica. Quem são as pessoas que fazem parte da equipe, desde as secretárias até o manobrista do valet, por exemplo. Valorize cada setor preenchido ali dentro. Uma marca sem rosto causa estranheza e não valoriza o relacionamento mútuo.
IDEIA: Crie uma hashtag nos stories, onde toda terça feira, por exemplo, você irá publica a rotina da clínica. Deixe as pessoas esperarem por isso.
2. Conteúdo que ensina alguma coisa em forma de tutorial e possui uma sequência de informações relevantes que devem ser memorizadas para colocar em prática.
Não existe mais aquela máxima de que rede social é apenas para se relacionar. Atualmente, as pessoas acessam o instagram para aprender algo novo.
Por isso, pense em algo útil, que tenha relação com o interesse do seu público e com o que você representa.
IDEIA: Se você é dermatologista, faça um vídeo falando sobre a sua rotina de cuidados da sua pele, mostre a sequência de produtinhos [ou substancias, caso não queira mostrar a marca] que utiliza para a sua skincare.
IDEIA 2: Se o seu nicho médico envolve o lifestyle e hábitos saudáveis, por que não mostrar a sua própria rotina? Descomplicando a premissa de que para manter uma alimentação saudável é necessário receitas mega elaboradas e exorbitantes.
Torne-se referência naquilo que você prega.
Independentemente da especialidade, se você der um propósito para aquilo que está mostrando, muitas pessoas irão se interessar e clicar em salvar para conferir depois quando realmente for colocar a mão na massa.
3. Conteúdo inspiracional
Quando recebemos um post de inspiração que nos tocou de alguma forma, é ímpeto nos sentirmos motivados a compartilhar aos amigos.
Mas tenha cuidado ao utilizar alguma frase motivacional de alguém famoso, sempre confira se realmente foi dita por ele. E fuja da mesmice, frases clichês que encontramos em todo lugar, como Coco Chanel, Clarice Lispector, Bill Gates, Caio F d Abreu, Oscar Wilde, Sócrates… a lista é grande.
O ideal é procurar pensadores que tenham relação com o que você prega, com o seu propósito.
Já pensou em criar a própria frase motivacional? :´)
4. Memes e Gifs
O meme é um conteúdo viral que normalmente usa alguma sátira, por isso devemos tomar um pouco de cuidado ao incluir na estratégia de marketing. Bom senso, sempre.
É necessário ter certeza de que esse tipo de comunicação combina com a sua marca e, principalmente, se o seu público irá entender. A partir disso, é possível transformar o contexto do meme trazendo para a sua realidade a fim de agregar algum valor à marca, por meio da descontração.
IDEIA: Nesse site você encontra diversos gifs para ilustrar a publicação, aproveitando esse viés brincalhão. (https://giphy.com/)
Memes geram engajamentos espontâneos, além de afinidade e empatia.
Só não se esqueça que quando falamos em memes, o timing é tudo. Publicar um meme antigo, ultrapassado, pode ter o efeito contrário em sua comunicação. Sim, os fiscais da internet não perdoam!