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6 dicas para o médico manter a qualidade no atendimento em teleconsulta
Um detalhe bem importante: “humanizar o atendimento”, de fato, demanda maior esforço por parte médico. Mas não é 100% sua responsabilidade. Toda a experiência do paciente tem que ser levada em consideração. E isso deve acontecer desde o momento em que ele liga para agendar até o pós-consulta.
Não é efetivo ter uma excelente consulta médica, mas passar por algum tipo de constrangimento ao agendar, ao ligar ou em outras ocasiões. Quando algo nesta jornada está em desarmonia, o paciente até pode considerar que a consulta foi boa, mas ele não vai criar uma avaliação integramente positiva. Portanto, o esforço em oferecer o melhor atendimento precisa acontecer em todas as etapas, inclusive aquelas que parecem ser menos importantes.
Observação sobre atendimento humanizado feita, mas agora, vamos questioná-la.
Pense em nossa situação atual: pandemia, isolamento, restrição de atendimento presencial, mudanças no modo de trabalhar e liberação de consultas virtuais. Com tudo isso, provavelmente você chegou à seguinte dúvida:
Como ter um atendimento de qualidade com a teleconsulta?
Bom, mas isso é na prática. Ou seja, é olhar para a teleconsulta com racionalidade. Por outro lado, você já pensou que também é a primeira consulta que cativa o paciente? Ou que esse primeiro encontro tem “peso” em sua decisão? Por exemplo, fazer a cirurgia plástica ou não?
Embora o contato presencial seja relevante para atender com qualidade, o “humanizar” está mais associado a comportamentos e ideologias do que em um “espaço físico”. Cuidado, atenção, carinho e comprometimento são posturas horizontais, ou seja, até entre duas telas elas podem acontecer. Então, vamos às dicas:
- Mesmo que seja uma teleconsulta, estabeleça todos os processos junto à equipe. Informações, agendamentos e todos os processos prévios;
- Facilite as instruções de acesso, além de cumprir o horário marcado normalmente;
- Defina um local adequado para o atendimento;
- Dedique atenção total ao paciente. Evite distrações, como celular tocando etc.;
- Explique sobre as receitas médicas, exames e encaminhe o paciente para o pós-consulta, que pode ser o contato por outro canal com a sua equipe;
- Estude telemedicina para entender tudo o que você pode oferecer com o recurso. Temos um vídeo com orientações.
Como não sabemos o dia de amanhã, é importante que você, médico, comece a olhar e praticar essas medidas na teleconsulta. Leve a sua abordagem, o seu diferencial para qualquer tipo de atendimento.