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Como as secretárias podem ajudar no agendamento e evitar a desmarcação de consultas?

Embora o atendimento médico seja relevante – e razão pela qual a pessoa está ali –, é fato que o trabalho e dedicação de outros profissionais são indispensáveis para a boa experiência do paciente. E neste aspecto, a atuação das secretárias e recepcionistas é uma das etapas de destaque.

Aliás, são raras as exceções em que o primeiro contato do paciente não é com as colaboradoras, portanto, o amparo das secretárias é decisivo para várias questões. Neste artigo, vamos abordar algumas delas.

A agenda completa (a famosa “agenda cheia”) é um dos grandes desafios dos consultórios e clínicas médicas, afinal, é uma forma de garantir a estabilidade do negócio. A regra é basicamente simples: sem paciente, a produtividade e rentabilidade estão ameaçadas. Mesmo que clínicas e consultórios sejam empresas na área da saúde, ainda são empresas, sendo assim, existem responsabilidades e metas financeiras.

Com o Marketing Médico é possível atrair o paciente até a clínica. No entanto, é oferecer um excelente atendimento (no sentido amplo, ou seja, do momento em que ele entra em contato pela primeira vez, passando pelo médico até o pós-consulta), além de aplicar técnicas para convencer o agendamento de consultas e evitar desmarcações.

Como a secretária pode ajudar no agendamento da consulta?

A primeira dica é manter atenção com o canais de comunicação, telefone, aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, entre outros. Lembrando que, o contato por mensagem não é uma “alternativa extra”. Hoje, o WhatsApp é uma potente ferramenta de comunicação, portanto, merece a mesma atenção. A demora para responder, por exemplo, pode afastar o interesse o paciente, que também pode agendar com outro profissional, caso não obtenha retorno.

Outro item é a cordialidade, educação e disposição para responder todas as dúvidas, além de oferecer todas as informações para o paciente, dados que valorizam o atendimento – mesmo por mensagem. Quando as consultas, exames e/ou tratamentos são apenas particulares, a atenção deve ser redobrada.

A secretária ou recepcionista devem entender a fundo o que está incluso no atendimento e quais são os diferenciais do médico. Também deve entender como os procedimentos são realizados, caso a dúvida seja sobre um tratamento específico. Repassar essas informações com conhecimento e segurança contribui diretamente com a tomada de decisão do paciente, que neste caso é optar pelo agendamento.

Como a secretária pode evitar a desmarcação da consulta?

Além de convencer novos pacientes a agendar consultas, outra ação é minimizar as faltas e/ou desmarcações. Para isso, temos pelo menos 6 técnicas para evitar ausências:

– Confirmar as consultas com certa antecedência;
– Manter a agenda sempre atualizada e organizada;
– Reduzir o tempo de espera para ser atendido;
– Criar uma política sobre ausências e divulgá-la aos pacientes;
– Recompensar pacientes que não faltam;
– Seja o exemplo, ou seja, evite atrasos e não falte aos atendimentos.

Em relação à desmarcação de consultas, o passo inicial é compreender as razões por trás da desistência e trabalhar cada uma delas. Entre os principais motivos pelos quais o paciente deixa de ir à consulta, podemos listar:

– Esquecimentos: geralmente, acontecem por conta da rotina agitada e cheia de compromissos, mas que podem ser evitadas com a confirmação de consulta (citada no item anterior) e outros mecanismos de lembrete.

– Atrasos: a clínica ou consultório devem evitar ao máximo a fama de impontualidade, pois isso faz com que o paciente não dê relevância ao agendamento.

– Dia/horário consulta: muitos pacientes têm em mente horário e dia específicos, mas nem sempre conseguem atendimento conforme sua necessidade. Eles agendam apenas para garantir a consulta, porém, podem procurar o horário e dia ideais em outros lugares. Para evitar essa situação, torne a experiência do paciente única. Pense em todos os detalhes, novamente: desde o primeiro contato até o pós-consulta. Outro cuidado é contar com secretárias e recepcionistas dispostas a encontrar o melhor horário e dia para aquele paciente.

– Localização e logística: em cidade grande é quase impossível que a clínica ou consultório sejam próximos de todos os pacientes, no entanto, é fundamental que o local seja de fácil acesso, além de contar com estacionamento e opções de transporte público.

Em ambas as observações, a saída é manter a equipe alinhada, o que só é alcançado através de treinamentos frequentes (treinamentos que podem ser conduzidos pelo próprio médico ou realizados por especialistas) e escuta ativa do feedback dos pacientes. Não deixe de ouvir as queixas e sugestões.

Débora Otte
Jornalista, redatora e curadora de temas. Mente inquieta, pensa lá na frente, gosta de novidades, mas tem paixão pelo analógico. É do passado que vem o futuro. Acredita na comunicação humanizada e afetiva na qual o conteúdo é como abraço, então, ele é capaz de alertar, "escutar", ensinar, entender e converter. Marketing com propósito é marketing que gera resultado.