Blog >

Como o médico pode aproveitar a #tbt no instagram

A hashtag #tbt é uma abreviação da expressão em inglês Throwback Thursday, que significa “quinta-feira do retorno”. É uma hashtag muito popular no Instagram, usada para marcar fotos que fazem referência ao passado e trazem boas lembranças. É uma hashtag saudosista, cheia de nostalgia.

Mas como podemos aproveitá-la na estratégia de marketing médico?

Primeiramente, é importante mencionar que o feed do Instagram não precisa ser composto apenas por fotos atuais. É possível compartilhar imagens mais antigas de uma maneira que agregue valor ao marketing, desde que sejam contextualizadas corretamente.

Esse tipo de publicação é interessante para contar uma história. As pessoas se conectam com histórias. Portanto, pense em algum evento do seu passado que valorize quem você é hoje.

Aqui estão alguns exemplos:

  • O primeiro consultório ou clínica em que você trabalhou: Compartilhe a história de como você começou, o seu primeiro espaço físico, os primeiros atendimentos… Certamente, você evoluiu muito desde então. Isso pode ser um excelente ponto de partida para abordar o conceito da “jornada do herói” em sua publicação, um gatilho que gera empatia e admiração.

  • Sua graduação e o período em que estava na faculdade, com seus colegas de medicina: Esse é um #tbt que pode render boas histórias. Relembre a época da faculdade por meio de fotos com a turma, na formatura, durante aulas práticas e outras imagens que marcaram esse período importante. Reviver esses momentos pode destacar os anos de dedicação que o levaram até onde você está hoje. Não se esqueça de marcar seus colegas nas fotos, assim eles também poderão compartilhar, ajudando você a alcançar uma nova audiência.

  • Convenções e congressos médicos que você participou: Nada melhor do que mostrar que você é um profissional atualizado e atento às novidades, compartilhando fotos de sua participação em eventos. Aproveite para incluir na legenda o que aprendeu e o que coloca em prática. Descreva a importância que aquele dia teve em sua vida.

  • Momentos marcantes e decisivos em sua vida que o levaram a ser quem você é hoje: Nesse caso, não precisa ser necessariamente relacionado à sua carreira. É possível agregar valor à sua imagem compartilhando publicações pessoais, como uma viagem em família, o dia do seu casamento, nascimento de seu filho ou um encontro entre amigos.

Destacar seu lado humano, mostrando que você é como qualquer outra pessoa, também pode trazer benefícios para sua comunicação. Ter essa abordagem é importante para criar uma conexão emocional com seu público.

Se você compartilhar um #tbt, atrairá novos pacientes imediatamente?

Não necessariamente, pois esse tipo de publicação tem foco no relacionamento. No entanto, o objetivo de resgatar essas lembranças é humanizar sua marca, gerar engajamento com o público de maneira genuína, sem a intenção de vender algo, mas sim de compartilhar histórias que moldaram sua vida até agora e refletem diretamente quem você é hoje.

Cinthia Freire
Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Produtora de conteúdo desde os primórdios das redes sociais como ferramenta de Marketing Digital. Participa de cursos de aprimoramento e atualização em sua área com frequência, mas acredita 100% no potencial da prática diária