Blog >

O que é um ambiente instagramável na clínica médica?

Vivemos apenas a um passo de distância da nossa próxima ação de marketing. E, em alguns casos, não somos nós que a propagamos.

Não é surpresa que o Instagram desempenhe um papel fundamental no boca a boca digital. Afinal, é por meio dele que as pessoas compartilham e divulgam conteúdos de marcas com suas conexões.

No entanto, em alguns casos, não conseguimos alcançar o objetivo da divulgação orgânica sem incentivar nosso público a agir.

É aí que entra o tão falado “ambiente instagramável” – um local preparado para receber cliques em prol do seu marketing médico.

Criar um espaço dentro da sua clínica no qual as pessoas se sintam instigadas a tirar fotos e compartilhar pode ser um desafio. No entanto, é possível criar cenários atrativos com detalhes.

Não importa o tamanho, qualquer espaço da sua clínica pode se tornar um ambiente instagramável. No entanto, a sala de espera e o banheiro são dois locais onde os pacientes passam mais tempo “sozinhos” e podem se sentir à vontade para fotografar.

Primeiro, pense em algo que transmita a personalidade da sua marca e, é claro, esteja alinhado com o seu público-alvo.

A ideia é incentivar os pacientes a registrar o momento, publicar em suas redes sociais e marcar a clínica como forma de agradecimento e reciprocidade por proporcionar essa experiência.

Somos movidos por experiências e desejamos compartilhar esses momentos com nossos amigos, especialmente se tiverem algum apelo emocional. É por isso que as histórias (stories) têm tanto sucesso – por meio de imagens, podemos compartilhar instantes.

Agora, vamos às dicas simples e aplicáveis para transformar sua clínica em um local digno de um ensaio fotográfico:

 Paredes

Pinturas nas paredes são opções eficazes para criar um ambiente atraente. As artes valorizam a estética, criam um cenário e contam histórias.

Artes interativas, nas quais seus pacientes possam participar e construir narrativas, são excelentes por gerarem emoção.

Um exemplo é aquela famosa arte de asas de borboleta na qual as pessoas se enquadram para tirar fotos, você conhece?

Além disso, apenas o fato de pintar uma parede com uma cor diferenciada ou utilizar papéis de parede criativos já ajuda a alcançar o objetivo desejado.

Se você complementar o espaço com poltronas, uma luminária bonita e uma mesa de centro, será ainda melhor, pois além de criar um ambiente acolhedor, isso também agregará muito à experiência dos seus pacientes na clínica.

Espaço do café

Se a sua clínica possui uma área de café, ou se você simplesmente oferece a bebida aos pacientes, através de um gesto simples é possível conquistar o clique.

Crie frases de cuidado ou mensagens motivadoras para relaxar o paciente enquanto ele aguarda a sua vez [e desfruta de um cafézinho]. Deixe o papel no pires ou coloque-o em um potinho com as citações para que ele possa retirar. Se as frases forem escritas à mão, melhor ainda, por demonstrar que você dedicou tempo especial para ele.

Banheiro

Acredite ou não, os banheiros com detalhes instagramáveis são os mais fotografados, pois é um local onde a pessoa estará sozinha e não sentirá vergonha de tirar uma selfie no espelho, por exemplo.

Uma simples frase, como “Você é linda!”, estampada no espelho já pode gerar muitos cliques e, como bônus, deixar a pessoa feliz pelo elogio.

Quadros motivacionais

Uma opção rápida e acessível são os quadros com frases motivacionais, pois geralmente vêm prontos para pendurar na parede. Se desejar torná-los ainda mais personalizados, você pode encomendar uma arte tipográfica com a frase desejada e mandar emoldurar. Aproveite essa oportunidade para incluir a identidade da sua marca, mantendo a consistência visual.

Uma parede com frases inspiradoras é altamente compartilhável, especialmente se estiver relacionada com o propósito do paciente na sua clínica.

No chão

A busca por uma foto perfeita não se resume apenas a paredes instagramáveis. Aproveitar a superfície em que pisamos para transmitir uma mensagem também é uma excelente maneira de conquistar alguns cliques.

E por último, mas não menos importante, foque na iluminação, pois de nada adianta ter um cantinho super produzido se não houver luz suficiente para captar uma boa imagem. Considere que algumas pessoas mais tímidas não gostariam de utilizar o flash no meio de outras pessoas.

Cinthia Freire
Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Produtora de conteúdo desde os primórdios das redes sociais como ferramenta de Marketing Digital. Participa de cursos de aprimoramento e atualização em sua área com frequência, mas acredita 100% no potencial da prática diária