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Qual a importância dos stories no marketing digital?
Hoje, sabemos que, mais do que aprender e obter informações sobre saúde, a audiência (seguidores) gosta de ver/saber como é o dia a dia de um médico, como é a sua vida fora do consultório.
Antes de seguir, uma observação: mostrar seu lado pessoal não é necessariamente “se expor”. O perfil é seu, portanto, você define o que quer dividir com os seguidores. O médico pode perfeitamente mostrar sua rotina sem invadir sua privacidade e vida íntima. Trecho para médicos que sentem certo receio em aparecer mais no perfil.
Voltando ao assunto, agora, separamos algumas perguntas, que provavelmente estão em sua cabeça) e respostas, é claro.
Sim, é possível. Mas os stories (ah, no plural porque o nome da ferramenta é “Instagram Stories”) é a forma mais prática de fazer isso, afinal, não exige tanto preparo, apenas criatividade. Aliás, o fato de ser mais espontâneo e não ter tantos retoques é o que deixa tudo ainda mais interessante – e real.
Exemplo prático: se hoje é celebrada uma data importante, como o Dia da Imunização, e você não teve tempo de preparar conteúdo para o feed, que por vezes precisa ser mais aprofundado, você pode fazer stories sobre o assunto. Rápido, com vídeo, só com texto… você escolhe como vai ser. Mas do outro lado, os seguidores vão perceber que você não deixou o assunto passar.
A ordem de publicação dos stories faz a diferença?
Sim. Embora não exija preparo prévio, ou seja, arte, imagem e vídeos editados, o médico deve pensar com criatividade e até ter uma estratégia do que postar. Pensar no “como” e “quando” ajuda na compreensão da mensagem a ser passada.
Exemplo prático: quando o assunto é o mesmo, é natural fazer uma sequência de stories. Comece com uma enquete (interação) e siga com o assunto. Mas se naquele dia, você deseja falar sobre outro tema, espere um pouco. Além de ter uma “pausa” entre os assuntos, o que ajuda no entendimento, isso faz com que você volte para o início da barra de rolagem (parte superior do app).
Os stories ajudam a crescer no Instagram?
Com certeza! Saindo da teoria, que é humanizar e criar relacionamento, os stories têm informações precisas. É possível saber quantas pessoas viram o conteúdo, o que ajuda a entender qual o interesse e formas de estimular a interação do seu público, o que, consequentemente, vai fazer com que seu perfil cresça. Ou seja, com os resultados você pode aprimorar os conteúdos por lá. Sem esquecer que o recurso tem muito peso na questão “engajamento”. Ah, e fora dos stories, também dá para ajudar no crescimento e, neste outro artigo, temos 4 dicas.
Os stories ajudam no engajamento?
Aqui, na Kapital nós direcionamos e até damos dicas do que abordar nos stories. Isso tudo com base nas métricas e publicações pensadas para aquele mês. Sobre aproveitar os temas das postagens do feed, a ideia é usar ambos os espaços para reforçar o mesmo assunto e ganhar interações. Se ajuda no engajamento? Ajuda sim (e muito).
Estamos sempre de olho no engajamento, então, o objetivo é informar/aproximar, mas também focar nos algoritmos. Portanto, usamos os dois “pontos” de engajamento: feed e stories.
Uma forma de garantir um “agradinho” para os algoritmos. Mas sobre os stories exclusivamente, a estratégia ali é dupla: humanizar sua imagem e obter engajamento. Como fazemos isso? Uma das dicas está logo abaixo!
TRUQUE SIMPLES PARA AUMENTAR O ENGAJAMENTO NOS STORIES
Bom, se fazer stories ajuda a crescer no Instagram e para que dê certo, é preciso engajamento, como faz?
É fácil e a própria plataforma te dá alternativas.
Um dos truques é usar os stickers. Dica da dica 1: tenha isso como um hábito! Usar enquete, box de pergunta, teste, barra de reação e outros stickers têm diferença. O motivo é simples: conforme a interação via stickers acontece ao longo do dia, isso faz com que a visualização aumente e, no próximo stories, a entrega para os seguidores será mais rápida.
Na prática: você vai vencer a batalha e aparecer primeiro entre tantas pessoas/perfis que o seu seguidor segue. (“Seguidor segue” – ficou estranho, mas deu para entender, né?).
O Instagram não atira sem saber o alvo. Se a plataforma criou esses recursos, alguma ação ela espera. Aproveite todas as ferramentas. Elas não estão ali à toa. Para fechar, dica da dica 2: temos um vídeo com essa dica e mais truques para melhorar o engajamento dos stories.